15 de fev. de 2012

Como minimizar o tempo da duração total de um projeto



Um cronograma é um auxiliar importante do Administrador, pois apresenta facilidade em controlar o tempo e em reprogramá-lo. Apesar desta facilidade, um simples cronograma pode não resolver todas as questões de um projeto, tais como:
– Quais tarefas atrasariam se uma tarefa se atrasar um dia?
– Quais tarefas são críticas para a realização de todo o trabalho?

Para resolver as questões que o cronograma não consegue solucionar, foi criado o método CPM.
  
O método CPM – Critical Path Method – ou Método do Caminho Crítico é atribuído a James Kelley Jr., da Remington Rand, e Morgan Walker, da Dupont de Nemours, que o desenvolveram em 1957.


O Método do Caminho Critico é um dos vários métodos de análise de planejamento de projetos. O CPM está diretamente ligado no planejamento do tempo, com o objetivo de minimizar o tempo da duração total do projeto. As atividades ou tarefas críticas definem assim o caminho crítico, ou seja, revela a sequência de tarefas que condicionam a duração total do projeto. Com isto, fornece também informação útil para que com isso se possa elaborar um projeto atendendo aos recursos necessários em função das restrições aliadas às tarefas críticas, conseguindo então uma equilibrada gestão de recursos por todo o projeto (TAVARES et al., 1996, p. 109).

O Método também revela a sequência de tarefas e a duração total do projeto. Segundo Tavares et al. (1996, p. 109), “fornecer informação útil para que com isso se possa elaborar um projeto atendendo aos recursos necessários em função das restrições aliadas às tarefas críticas, conseguindo então uma equilibrada gestão de recursos por todo o projeto.”


Exemplos de Projetos que podem utilizar CPM:
1. Construção de uma planta
2. Pesquisa e desenvolvimento de um produto
3. Produção de filmes
4. Construção de navios
5. Instalação de um sistema de informações
6. Condução de campanhas publicitárias, entre outras.


O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final.

Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada.

É o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado. As atividades que não possuem um caminho crítico possuem uma folga em seus prazos nas datas de entregas. No final estas atividades podem ser concluídas e geralmente não comprometem o cronograma do projeto em geral.

É importante entender a sequência do caminho crítico e não crítico para saber onde você possui e onde você não possui flexibilidade em seu projeto.

Por exemplo, você poderá ter uma série de atividades que foram concluídas com atraso, no entanto, o projeto como um todo ainda será concluído dentro do prazo, porque estas atividades não se encontravam no caminho crítico. Por outro lado, se o seu projeto está atrasado, e você alocar recursos adicionais em atividades que não estão no caminho crítico não fará com que o projeto termine mais cedo.

O método é encontrar nas atividades do projeto a(s) folga(s) = zero, ou seja, as atividades que não possam atrasar para não comprometer o projeto num todo. O Administrador deverá estar atendo as atividades de caminho crítico e acompanhar de perto estas atividades, pois se houver algum atraso nestas tarefas, estas tarefas poderão causar impactos e comprometer o projeto.


Toda tarefa, missão, empreendimento ou projeto, tem um caminho crítico.
O responsável por qualquer desses compromissos deve conhecer – muito bem – o seu caminho crítico. A menos que custos, prazo e qualidade não tenham importância no caso.

Caminho Crítico – definição
Caminho crítico é o conjunto de atividades que determina o menor prazo possível para concluir um determinado empreendimento.

Caminho Crítico – como encontrar / determinar
O caminho crítico é constituído pelas atividades críticas. Atividades que são pré-requisito para outras – que também estão no caminho crítico. Qualquer atraso em alguma delas, provoca atraso nas seguintes. E mais, as atividades críticas não podem ser antecipadas, pois também dependem de outras. Todas as atividades nessas condições, juntas, compõem o caminho crítico.

O caminho crítico é único

a não ser que exista, no mesmo compromisso, uma outra série de atividades que leve exatamente ao mesmo prazo do caminho crítico original. Na prática, isto é raro. Relacione todas as atividades e anote quais são as predecessoras e as sucessoras de cada uma (atribua um número a cada para facilitar as anotações). Analise essa relação de atividades e identifique todas que estejam na condição acima, isto é, as atividades críticas, as que não podem atrasar nem serem ser antecipadas. O conjunto delas é o seu caminho crítico.

Caminho Crítico – utilidade e importância
São duas as motivações principais para toda a atenção com o caminho crítico:
Prazos – sem dúvida é a razão primeira da importância do caminho crítico. Ele revela as atividades que devem ser o foco das atenções – as atividades críticas. Garantidos os prazos destas, o prazo final estará garantido. É nelas que está todo o potencial e possibilidade de eventual antecipação de prazos. Caso alguma atividade não-crítica, em princípio as que têm folga no prazo, se atrasar a ponto de comprometer o prazo final, ela passa imediatamente a fazer parte de um novo caminho crítico.
Custos – a visão e o bom uso do caminho crítico auxiliam muito a evitar as “urgências” – e seus conseqüentes sobre custos. Minimiza despesas adicionais em situações de atraso, direcionando os esforços apenas para pontos críticos, das atividades críticas. Mais ainda, a visão clara das atividades fora do caminho crítico, as atividades não-críticas, com folgas nos prazos, propicia uma condição muito favorável para possíveis ações de otimização sobre elas:
1. busca de melhores alternativas;
2. antecipação do início de processos de compra permitindo mais pesquisas, negociações mais “confortáveis”, incluindo busca de oportunidades e até a possível detecção de promoções;
3. postergação de compras, sem antecipações desnecessárias, e seus custos correspondentes (financeiros e outros)
4. flexibilidade para ajustes no Cronograma Financeiro.

Caminho Crítico – Observações e Detalhes
1. Ao analisar as relações entre as atividades, é importante e bastante útil verificar se as relações de dependência são totais ou parciais.
2. Tempos de espera devem ser incluídos nas atividades ou mesmo serem considerados como uma atividade.
3. A análise detalhada das atividades críticas buscando abreviar o máximo possível a duração total do caminho crítico, geralmente dá resultados significativos. Nessa situação, é sempre importante reanalisar as demais atividades, pois podem surgir novos caminhos críticos.

Construção do diagrama CPM
Para construir o diagrama CPM é preciso ter em mãos a lista das atividades, os tempos e a sequência lógica.
Em seguida, vai-se posicionando as flechas e os nós obedecendo a sequência lógica e as relações de dependência. Abaixo de cada flecha, coloca-se o tempo da operação e acima, a identificação da operação.

Exemplo:
Um torno apresenta defeitos na árvore e na bomba de lubrificação e é preciso corrigir tais defeitos. O que fazer?
Primeiramente, listam-se as tarefas, dependências e tempos, numa sequência lógica:


A seguir, constrói-se o diagrama:
 
O caminho crítico é um caminho percorrido através dos eventos (nós) cujo somatório dos tempos condiciona a duração do trabalho. Por meio do caminho crítico obtém-se a duração total do trabalho e a folga das tarefas que não controlam o término do trabalho.

No diagrama anterior há três caminhos de atividades levando o trabalho do evento 0 (zero) ao evento 5:
A – B – D – F , com duração de 11 horas;
A – C – E – F , com duração de 9 horas;
A – B – imaginária – E – F, com duração de 10 horas.

Há, pois, um caminho com duração superior aos demais, que condiciona a duração do projeto.

É este o caminho crítico. A importância de se identificar o caminho crítico fundamenta-se nos seguintes parâmetros:
  • permitir saber, de imediato, se será possível ou não cumprir o prazo anteriormente estabelecido para a conclusão do plano;
  • identificar as atividades críticas que não podem sofrer atrasos, permitindo um controle mais eficaz das tarefas prioritárias;
  •  permitir priorizar as atividades cuja redução terá menor impacto na antecipação da data final de término dos trabalhos, no caso de ser necessária uma redução desta data final;
  • permitir o estabelecimento da primeira data do término da atividade;
  • permitir o estabelecimento da última data do término da atividade.
Frequentemente, o caminho crítico é tão maior que os demais que basta acelerá-lo para acelerar todo o trabalho.

Tendo em vista o conceito do caminho crítico, pode-se afirmar que as tarefas C e E do diagrama anterior podem atrasar até duas horas sem comprometer a duração total.

Resultado final da aplicação do CPM
O método do caminho crítico permite um balanceamento dos recursos, principalmente mão-de-obra. O departamento de manutenção possui um contingente fixo e não é desejável ter um perfil de utilização desse contingente com carência em uns momentos e ociosidade em outros. Para evitar este problema, o planejador joga com o atraso das tarefas com folga e o remanejamento do pessoal envolvido nas tarefas iniciais.

Nas paradas para reformas parciais ou totais, após o balanceamento dos recursos físicos e humanos com programação de trabalho em horários noturnos e em fins de semana, pode ocorrer ainda a carência de mão-de-obra. Neste caso, a solução é a contratação de serviços externos ou a ampliação do quadro de pessoal. Essas decisões só podem ser tomadas após a análise e comprovação prática das carências.

Fonte: TAVARES, L. Valadares; OLIVEIRA, Rui Carvalho; THEMIDO, Isabel Hall; CORREIA, F. Nunes - Investigação Operacional. Nova Iorque: McGraw Hill, 1996
http://operandobien.blogspot.com/2007/06/caminho-critico-porque-e-como-utilizar.html
http://www.guiametal.com.br/uploads/pdf/apostila-manutencao-03-CPM-Metodo-do-caminho-critico.pdf